domingo, 5 de setembro de 2010

Você sabia?




10 Informações sobre as Eleições:

1. Quem é convocado para ser mesário uma vez, será convocado sempre?

A lei prevê que sejam chamados os de maior escolaridade dentro da seção. Embora haja um sorteio em cada eleição, as pessoas com o perfil podem ser convocadas em pleitos consecutivos.

2. Voto em branco vai para quem está na frente?

Só são válidos os votos em candidatos e legendas. Como os brancos e nulos não entram na conta, isso faz com que o candidato que está na frente precise de menos votos para ser eleito.

3. É eleito presidente quem obtiver mais do que a soma dos votos dos adversários?
De acordo com a lei eleitoral, vence no primeiro turno o candidato que obtiver a maioria absoluta de votos (50% mais um), não considerando os votos brancos e nulos.

4. Se a maioria dos eleitores anular o voto, é preciso nova eleição?

Voto nulo não pode ser confundido com anulado. Quando um candidato é cassado, seus votos são anulados. Se mais de 50% dos votos válidos forem anulados, é preciso fazer nova eleição.

5. Todos os deputados mais votados são eleitos?

O sistema de quociente eleitoral considera o total de votos do partido dividido pelo número de cadeiras. Por isso, alguém com poucos votos pode ser eleito enquanto outro, mais bem votado, fica de fora.

6. Os partidos conseguem saber, após a votação, qual foi o voto de cada eleitor?

Os partidos participam como fiscais e obtêm, ao final da votação, relatório com o total de votos para cada candidato por seção. A Justiça Eleitoral diz que não é possível identificar como cada eleitor votou.

7. Se eu não votar em uma eleição, meu título de eleitor é suspenso?

É preciso deixar de votar, e não justificar, em três eleições consecutivas (segundo turno, plebiscito e referendo contam como uma eleição).

8. Em ano eleitoral, os concursos públicos são paralisados?

A única implicação em ano eleitoral é que fica vedada a nomeação de aprovados em concursos públicos no período de 3 meses antes da eleição.

9. Em tempos de urna eletrônica, ainda há votação manual no Brasil?

Se houver falha no funcionamento da urna eletrônica e não for possível substituir o equipamento, a votação deve acontecer no sistema antigo, com cédulas impressas.

10. Ninguém pode ser preso no dia da eleição?

Nenhum eleitor pode ser preso nos 5 dias que antecedem e nas 48 horas depois do pleito, exceto em casos de flagrante ou sentença condenatória por crimes inafiançáveis.

Um comentário: