quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Doenças mais comuns na Primavera



Com a chegada da primavera, algumas doenças costumam se manifestar com maior incidência. De acordo com Paulo Olzon, médico clínico geral e infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aumentam os casos de rinite e conjuntivite.

“Nesta época do ano, o pólen se desprende das flores e fica pelo ar, facilitando que as pessoas entrem em contato com ele, o que pode causar irritações, resultando em conjuntivite e rinite alérgica, por exemplo”, afirma o médico.

Segundo Olzon, como o país enfrenta alterações climáticas, a rinite não se manifesta igualmente em todas as regiões do Brasil. “No Sul, onde as quatro estações do ano são mais bem definidas, é mais fácil verificar essa questão. Em pontos urbanos, onde não há forte presença das flores, a doença pode até aparecer, mas de forma mais tímida”, diz.

É difícil se prevenir contra essas doenças, já que é difícil detectar o contato com o pólen pelo ar.

O aumento do número de casos de catapora também costuma ser notado no país. Características biológicas do vírus da doença fazem com que ele se prolifere mais rapidamente em tempo quente.

Um comentário:

  1. Sucesso meu presidente. Ainda não foi desta vez, mas 2012 esta logo ai na porta...
    Abraços

    Brow

    ResponderExcluir