terça-feira, 17 de agosto de 2010

80% dos médicos residentes aderiram à greve, diz associação



De acordo com a Associação Nacional dos Médico Residentes (ANMR), o Brasil tem 22 mil médicos residentes. A categoria reivindica reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio de R$ 1.916,45 que é paga aos residentes. Eles pedem ainda que seja fixada uma data-base anual para o reajuste salarial da categoria, além de direito a licença-maternidade de seis meses e pagamento correspondente ao 13º salário.

Ministério da Saúde
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, os médicos residentes não são responsáveis pelo atendimento nos hospitais, ele trabalham como auxiliares. Ainda não foi feito um levantamento sobre os reflexos da greve no atendimento aos pacientes.

Em nota divulgada na segunda-feira (16), o Ministério da Saúde informou que ofereceu aumento de 20% na bolsa mensal a partir do Orçamento de 2011. Segundo o Ministério, muitos grupos ainda estão em assembléia, analisando a contra-proposta final encaminhada pelo governo.

O texto também anuncia a criação de um grupo de trabalho para analisar as reivindicações dos médicos residentes.

A ANMR afirma que a proposta será analisada na quarta-feira (18), em reunião da Comissão Nacional de Greve, que conta com representantes dos estados que aderiram à paralisação. Ainda assim, a proposta de reajuste do Ministério da Saúde foi considerada insuficiente, segundo a assessoria de imprensa da Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário